Alem da língua galega ser quase português do Brasil, e alem dos galegos terem muito apreço pela carne de vaca, existem ligações entre eles e nós brasileiros que não aparecem a olho nu. Há que se aprofundar um pouquito mais, usar uma lente de cristal mais etéreo para uma mirada mais subjetiva, quase que suposições históricas para entender os sentimentos que brotam em uma visita às terras galegas. Banhada pelo Atlântico a Galicia, ou Galiza, tem baías afiladas que rompem território a dentro por toda sua costa chamadas de rias, nas férteis águas das rias os galegos produzem gordos mariscos e mexilhões e pescam polvos encorpados e macios que fazem parte fundamental de sua economia e culinária.
Ali a nova gastronomia espanhola tem trazido à luz, ainda que pouco conhecidos, grandes cozinheiros que tem arrebanhado para seu território muitas novas estrelas do guia Michelin.
O grupo Nove - grupo gastronómico galicia http://www.nove.biz/ga, no seu site alinha muitos desses caras que estão fazendo um trabalho magnifico. Vale a pena dar uma olhada e fazer uma visita à galicia, delicia de terra.
Sem ressalvas a cozinha tradicional continua uma beleza!!!!!
Vejam algumas fotos
segunda-feira, 31 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Bravo !!! Que blog gostoso !!!
ResponderExcluirNão entendo de culinária, mas admiro essa arte. Admiro o amor que vocês tem ao falar de gastronomia, vinhos, etc... E ler textos tão bem escritos como o seu, me fazem sair da loucura do dia a dia e mergulhar numa viagem de prazer, cheiros, cores e sabores. Continue escrevendo, por favor...Um abraço... Rose (Baba Yaga)